Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-030
A época de maior incidência da gripe é o inverno. E assim como a gripe humana, a gripe canina se propaga pelo o ar ou pelo contato com animais infectados, a temperatura baixa e o ar seco facilitam a sua transmissão.
São dois os principais agentes da doença. O vírus da Parainflueza canina e uma bactéria chamada Bordetella Bronchiséptica. O principal sintoma da gripe canina é uma tosse seca. Muitas vezes, para o proprietário esta tosse vai dar a impressão de um engasgo. O animal pode ficar abatido, ter secreção nasal e febre. Em um estágio mais avançado a doença pode evoluir para um quadro de pneumonia. Animais não vacinados, filhotes ou animais que convivem com um número maior de cães são mais propensos a pegar a doença. Já raças braquicefálicas são mais suscetíveis a apresentarem complicações da gripe canina caso sejam infectados. São as raças de focinho curto (como bulldogue, boxer, shitzu, por exemplo), que por terem um “filtro” menor entre o nariz e o pulmão, apresentam maior predisposição para complicações respiratórias.
Em cães a gripe é transmitida pelo ar ou por contato direto com outros animais infectados ou secreção dos animais infectados. A doença não é transmitida para humanos ou para outras espécies de animais. A vacinação em dia previne a gripe em cães. Mas medidas profiláticas são bem-vindas, como evitar contato com animais doentes, ou estadia em locais de alto risco, como feiras com muitos filhotes. É muito importante que os donos se conscientizem de que o filhote só está apto a sair de casa quando estiver com sua vacinação completa. Uma boa alimentação também é importante, bem como adequadas condições de saúde e higiene. A gripe canina é uma virose simples e autolimitante, ou seja, se o sistema imunológico do cão estiver fortalecido, ele deve se recuperar em 4 ou 5 dias, como na gripe humana. Mas se sua imunidade estiver comprometida, podem surgir complicações em decorrência da doença. Animais não vacinados e não tratados podem evoluir para um quadro de pneumonia e até vir a óbito.