Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-030
A epilepsia é um problema neurológico que causa convulsões. Várias vezes, as convulsões são facilmente reconhecidas, com sintomas que incluem tremer e travar os membros do corpo. Isso pode gerar estresse aos donos que testemunham as convulsões em seus pets, principalmente se elas estiverem fora do controle. Em outros momentos, as convulsões podem ser mais leves, com o cachorro oscilando ou aparecendo sem coordenação. Convulsões epilépticas podem durar de 30 segundos a dois minutos e, após esse episódio, os cachorros podem ficar confusos ou imprevisíveis.
A condição é difícil de diagnosticar e o seu veterinário irá primeiro tentar observar se tem algo em especial que possa estar causando as convulsões, as quais podem ser tratadas diretamente, como o envenenamento ou traumas. A epilepsia primária é diagnosticada quando a causa para as convulsões não pode ser encontrada.
A frequência das convulsões várias vezes determinam o tratamento; se o seu cachorro tiver mais de uma convulsão por mês, ele pode ser receitado com um medicamento anti-epiléptico para tentar reduzir os episódios de convulsões, além de ter que ser monitorado regularmente. Apesar do medicamento não necessariamente parar as convulsões completamente, ele pode controlá-las, ajudando o seu cão a viver uma vida feliz e normal.
Se você tiver um cão que está tendo convulsões, leve-o imediatamente a um veterinário.