Problemas respiratórios em pets podem ocorrer em todas as estações do ano, entretanto, durante o inverno a incidência destas doenças se torna maior e a atenção deve ser redobrada.
Uma das doenças mais corriqueiras desta época é a tranqueobronquite infecciosa, mais conhecida como tosse dos canis ou gripe canina, é uma doença que pode ser propagada tanto por via direta, ou seja, em contato com outro animal contaminado, como também pode ser propagada de modo indireto, por meio do ar através de secreções respiratórias.
Quais os sintomas?
A tosse dos canis tem sintomas semelhantes à gripe humana: tosse, espirros, secreção nasal, febre, cansaço e falta de apetite. Em algumas situações mais graves, a doença pode vir acompanhada de broncopneumonia, conjuntivite, pneumonia intersticial e rinite.
A atenção aos sintomas deve ser redobrada quando se trata de pets ainda filhotes, uma vez que nesta idade o sistema imunológico do pet não está totalmente desenvolvido.
Por que esta doença é mais recorrente no inverno?
O clima é o principal fator que pode facilitar a propagação e permanência do vírus no ar e sua contaminação no pet. Com o clima mais frio, o ar se torna mais seco, dificultando a dispersão das partículas contaminadas, prolongando a presença do vírus no ambiente. Além disto, o clima seco pode ressacar o focinho do pet, tirando-lhe a proteção natural que o nariz tem.
Prevenção, diagnóstico e tratamento:
A probabilidade de contágio da doença se torna menor quando o ambiente é arejado e limpo, ademais, a vacinação é o melhor método para proteger o seu pet e evita a manifestação de infecções secundárias.
O diagnóstico do pet deve ser feito pelo médico veterinário que realizará todos os exames e avaliações necessárias para a confirmação da doença e verificação do estágio da doença.rema
Aqui na Prontodog você encontra profissionais capacitados para atender o seu pet, entre em contato conosco e saiba mais!