NOSSOS SERVIÇOS

Oftalmologia

A Oftalmologia Veterinária é uma área da Medicina Veterinária que está se desenvolvendo rapidamente no Brasil. Várias doenças oculares congênitas ou adquiridas podem ser adequadamente tratadas e curadas por um especialista na saúde dos olhos dos animais. Assim como os seres humanos, os animais também são acometidos por doenças como a catarata, o glaucoma, as conjuntivites e lesões de córnea, entre outras alterações.

Porém, o tratamento destas afecções em cães e gatos deve ser especializado, devido a algumas diferenças na anatomia e fisiologia do olho e das pálpebras nas diferentes espécies.

Os sinais de alguma alteração ocular são diversos, dependendo do tipo e localização da doença ocular:
- Secreção ocular anormal
- Lacrimejamento excessivo

Alguns componentes de colírios e pomadas oftálmicas (como, por exemplo, o corticoide) podem piorar algumas alterações oculares e acabar levando à cegueira. Por esta razão não se deve medicar o olho do cão ou gato de estimação sem a autorização de uma pessoa capacitada a prescrever estas medicações.

Muitas alterações oculares podem representar o primeiro sintoma clínico de uma doença sistêmica, ou seja, o olho alterado pode ser o primeiro sinal de que o organismo está doente.

Alguns exemplos:
Hipertensão arterial sistêmica, uma doença silenciosa, pode causar alterações na retina (porção do fundo do olho onde a imagem é captada).Doença do carrapato (Erliquiose e babesiose no cão e Hemobartonelose no gato) causa lesões de inflamação e hemorragia dentro do olho.Linfoma (tipo de câncer) pode causar inflamação da íris (parte colorida do olho).

O diagnóstico precoce de alterações oculares é a melhor maneira de prevenir ou retardar a perda da visão ou até mesmo evitar a perda do olho. Portanto, como as afecções dos olhos podem indicar doenças sistêmicas, o diagnóstico precoce também possibilita que o organismo seja corretamente tratado para o rápido restabelecimento do paciente evitando-se possíveis sequelas.