NOSSOS SERVIÇOS

Neurologia

É uma especialidade relativamente recente que estuda as doenças do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e periférico (nervos). É importante ter em mente que as afecções neurológicas geralmente não produzem distúrbios físicos óbvios, sendo, portanto, fundamental que a lesão seja localizada através da realização de um exame neurológico minucioso.

Assim, o médico veterinário estará apto a selecionar corretamente os exames complementares específicos (se forem necessários) que o auxiliarão no diagnóstico, seleção da melhor forma de tratamento e determinação do prognóstico.

Os animais podem apresentar distúrbios neurológicos como convulsões, epilepsia, doença do disco intervertebral, tumores, doenças infecciosas, entre outros. Muitas dessas situações são tratáveis, e às vezes, uma única medicação bem empregada poderá fazer uma enorme diferença.

Os sintomas podem ser mais ou menos evidentes dependendo da localização e da extensão da lesão. Diferentes doenças podem causar alterações clínicas muito semelhantes. Os animais com sintomas neurológicos podem apresentar lesão primária no sistema nervoso ou podem apresentar doença metabólica ou sistêmica que afeta o sistema nervoso de forma secundária, sendo nesses casos importante a avaliação por um médico veterinário experiente.

Porém, é importante ressaltar que, assim como na medicina humana, nem sempre é possível atingir a cura integral: o médico veterinário tem como principais objetivos promover o abrandamento dos sintomas tornando possível a reintrodução do paciente ao seu ambiente de convívio, e o bem-estar animal.