Foz do Iguaçu - PR

(45) 3523-4343

Serviços

  • Endocrinologia Veterinária

    Mas o que é endocrinologia veterinária?

    É a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios (glândulas endócrinas)e problemas relacionados ao metabolismo.

    Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução. As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireóide, pâncreas, adrenais, ovários e testículos.
    Os hormônios podem ser produzidos em quantidade excessiva ou insuficiente devido à problemas no funcionamento dessas glândulas.

    Doenças e sintomas:

    As doenças endócrinas mais freqüentes são: diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pela adrenal), hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal)e ainda obesidade, pois a endocrinologia também se dedica a problemas relacionados ao metabolismo. Definida como sendo o acúmulo excessivo de gordura, a obesidade decorre da alteração no balanço energético, na qual a ingestão é maior que o consumo calórico. É uma doença grave, de incidência crescente entre cães e gatos e responsável pela menor qualidade de vida dos animais de estimação. Além disso,
    o excesso de gordura pode levar ao surgimento da Diabetes Mellitus e ainda diminuir a expectativa de vida : eles vivem em média dois anos a menos quando comparados aos cães com peso ideal.
    Beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, “preguiça”, tremores, lesões de pele recidivantes são sintomas (alterações) que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar.

NOVO HOSPITAL PRONTODOG

Agora o Hospital Veteriário PRONTODOG conta com um centro cirurgico com 3 salas cirurgicas completas.

A sala cirurgica 01 é destinada as cirurgias de urgencia e emergencia.

A sala cirurgica 02 foi construida e equipada para a realizaçao de cirurgias oftálmicas e ortopédicas.

A sala cirurgica 03 é a maior e mais completa, destinada a cirurgia geral, que incluir abdomen, torax, pele e acessorios.

Com esta ampliaçao o Hospital Prontodog se consolida como o maior e mais completo centro de tratamento veterinário do interior do Paraná.